sábado, 10 de setembro de 2016

Projeto: Raspberry Pi - Robo jogador de xadrez - Parte 1

Este projeto tem como objetivo construir um robô capaz de jogar xadrez de maneira autônoma:

- Capaz de identificar a movimentação das peças adversárias
- Processar a jogada e retornar uma jogada
- Mostrar a jogada do adversário e a jogada do computador ( tela ou display LCD )
- Mostrar tempo transcorrido de cada jogador
- Sistema de som ( sintetizador de voz ) para anunciar as jogadas
- Movimentar as peças do tabuleiro através de um braço robótico ou um sistema de mesa cartesiana.

Para o processamento todo será utilizado um raspberry Pi modelo B. A escolha do raspberry Pi é pela farta documentação disponível, pelo bom processamento, pinos de I/O disponíveis, e porque é o modelo que tenho atualmente disponível sem uso.

Para identificação da movimentação das peças a intenção é utilizar visão computacional ( OpenCV ou simple CV )

A programação escolhida é o python 2.7 ( disponível em qualquer distribuição do raspberry pi )

O processamento das jogadas será utilizada uma engine open-source que tenha disponível para diversos sistemas operacionais.

Para visualizar as jogadas será usado inicialmente um display 2x16 com comunicação I2c e backlight RGB ( fornecido no kit  da Hackton da Intel em 2015 ).

Para o som será usado caixas amplificadoras com alimentação 5V

Para a movimentação das peças, será usado uma interface ( via spi ) com um modulo arduino pro  mini ( para movimentação de motores e servos ).


Inicio:

As primeiras peças a providenciar são as peças de xadrez ( óbvio ) e um tabuleiro.

Minhas peças de xadrez foram impressas na minha impressora 3D.
link: Peças

Foram impressas peças brancas e azuis ( já pensando no reconhecimento pelo OpenCV ).

Foi utilizado o tabuleiro do primeiro fascículo da coleção "xadrez Harry Potter" ( 41cmx41cm)



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